segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Anorexia Sexual

Uma teoria para nossos problemas...

“Vai passar. Quem é que nunca ficou sem vontade de fazer sexo?” É isso que se diz até sem querer. Mas depois essa pergunta também tende a sumir. “O corpo pára de desejar. A mente de imaginar”. A sexualidade mergulha em um oceano escuro e deixar de mandar e receber sinais. Os pesquisadores chamam isso de anorexia sexual.

Seria a parte mais baixa de uma curva que mede o desejo sexual, durante a qual a mulher deixa de ter vontade de fazer sexo e não apenas isso, deixa de sonhar e fantasiar e passa a não conseguir nem mesmo ser receptiva às tentativas de aproximação do companheiro.
Sexo e comida são ligados por um fio muito fino: assim como existe a anorexia alimentar, existe também aquela sexual. Muitas pessoas sofrem deste mal e nem chegam a se dar conta. Este distúrbio para o casal é uma bomba destrutiva. Acontece que um dos dois deixa de ter desejo, a intimidade diminui assim como qualquer contato físico sem intenções sexuais, como demonstrações de afeto, carícias, abraços, beijos e etc. O corpo do outro não inspira mais paixão e o próprio não é mais percebido como algo que pode despertar o desejo no parceiro. O resultado? O parceiro começa a pensar que deixou de ser importante, que não é desejável, se torna inseguro, perde a confiança nos próprios dotes e começa a procurar fora da relação gratificações. Vocês conseguem imaginar o sentimento de desilusão e decepção?
O sexo é uma atividade que se reforça com a prática e abandonar-lo significa entrar em um círculo vicioso no qual fica muito difícil recuperar o tempo perdido. Quem sofre de anorexia sexual passa de animal sexuado a ser um animal assexuado. A doença é uma resposta errada à nossa natureza como ser humano. O homem é um animal sexuado e por isso é sensível ao sexo permanentemente, 365 dias por ano.
Na origem deste distúrbio estão causas complexas e mais diferentes entre si. Se não se encontram problemas de natureza orgânica e psíquica, a queda no desejo sexual pode ser culpa da dinâmica da relação do casal. A sexualidade é condicionada pela qualidade da relação que aparentemente não têm nada a ver com o sexo.
Algumas doenças, desequilíbrios hormonais, remédios, amamentação, cansaço psicofísico, períodos negros nos quais os objetivos e stress (muito trabalho, crianças pequenas e etc.) absorvem completamente o individuo, depressão… Todas estas coisas podem ser apontadas como causas de uma anorexia sexual. E tudo tende a ficar pior se existem problemas de relacionamento entre o homem e a mulher.
Quando a comunicação e a intimidade vacilam, a primeira vitima é a sexualidade, principalmente aquela da mulher. Conviver com um partner pouco sensível e introvertido é agonizante e frustrante, e é nestas condições que a sexualidade acaba sendo inibida. A mulher vive o sexo de uma maneira mais emotiva em relação ao homem, então quando esta não se sente o suficiente amada, entendida e apreçada, reage se distanciando sexualmente. Ás vezes, incompreensões, cansaço e nervosismo amplificam todos os problemas.
As mulheres que sofrem anorexia sexual, geralmente são aquelas muito inteligentes, extremamente sensíveis e com um culto pela perfeição estética.
São aquelas Marias que costumam dizer: “Se ele me quer, se quer o meu corpo, deve passar pela minha alma e enfrentar a minha mente”. A mulher que vive na falta de desejo sexual pode ter momentos de bulimia erótica que não equivaleria a uma superação do problema, mas sim a uma ação desesperada, para se liberar da angustia da situação.
O hábito de reconhecer, comunicar e desejar resolver um problema de origem sexual, a inquietude e insatisfação com a vida sexual é uma conquista relativamente recente. Foi alcançada com a consciência do quanto uma vida sexual satisfatória seja importante para o equilíbrio e saúde psicofísica de um casal e para o seu crescimento em harmonia e serenidade.

Retirado de: http://vestibulando.vacau.com/?p=301

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Oi...Sou o Ricardo...

    Vc me adicionou no msn?

    Até mais,

    Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde . sou paulo, casado e tb na mesma situação
      que vc, minha esposa nunca teve iniciativa e sempre achou que sx nao era necessario e nem importante, e agora ela estar com cancer de mama, e eu nao falo nada , vc ainda tem carinho e amor eu nao tenho nem uma abraço. As vezes sinto uma dor no peito parece que estou engasgado . Mas Deus há de nos socorrer. msn homem0404@hotmail.com

      Excluir
  3. Eu acho que o sexo muda tudo en um casamento pqu a mulher fica mais alegre se sente mais amada desejada, já sem sexo só traz intrigas insegurança desconfiança! Tanto pra um homem quanto pra uma mulher...

    ResponderExcluir
  4. Jamais viveria em uma relação sem sexo... Se meu parceiro não me procurasse ou rejeitasse meu carinho, me separava com toda certeza! Casamento sem sexo não é casamento e fim

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Pessoal passo pela mesma situacao. Vamos criar um grupo DE whatsapp? 011 941716521
    Meninas, vamos cvs. beijos

    ResponderExcluir